Tratamento de Água e Esgoto

O tratamento da água é considerado de grande importância em toda e qualquer localidade, pois só depois de ser tratada é que podemos consumi-la de forma saudável, existem ainda outros processos que também fazem com a que água se torne potável e não cause danos à saúde humana, animal e também a vegetal, cada processo de tratamento ou limpeza da água varia de acordo com como a água se encontra e qual destino ela terá.

Sabemos que quase toda água potável que consumimos se transforma em esgoto que é reintroduzido nos rios e lagos. E esses lagos, uma vez contaminados podem conter microorganismos causadores de várias doenças. E aí surge a necessidade de tratar a água. Porém, muitas pessoas se enganam e acham que o tratamento da água e de esgoto é a mesma coisa. Mas não, elas são distintas.

O tratamento da água, por exemplo, é feito a partir da água doce encontrada na natureza, que contém substâncias orgânicas, sais dissolvidos, metais pesados, partículas em suspensão e microorganismos. Por essa razão a água é levada do manancial para a uma Estação de Tratamento de Água.

Já o esgoto é feito a partir de esgotos residenciais ou industriais para, após o tratamento, a água poder ser reintroduzida no rio diminuindo seu impacto ao ambiente. Geralmente a própria natureza possui a capacidade de decompor a matéria orgânica presente nos rios, lagos e no mar. No entanto, é indispensável um tratamento mais eficaz em uma Estação de Tratamento de Esgoto.

Infelizmente, em nosso país, muitas pessoas ainda vivem sem saneamento básico, o que é um absurdo. Um estudo indica que tratamento de água e esgoto vai demorar 20 anos para chegar a todos os brasileiros.

Em questão de saneamento básico do Brasil, foi feito um levantamento com as 100 maiores cidades brasileiras. No ranking das dez primeiras, sete são do estado de São Paulo. Outras duas, do Paraná. Uma delas é a capital, Curitiba.

 

Ainda temos que melhorar muito, pois muitas cidades ainda sofrem por serem esquecidas.