O Brasil Pede Água

Como acompanhamos nos últimos meses, o Brasil está em crise, nunca imaginamos que chegaríamos tão cedo na seguinte situação: falta de água.

Engana-se quem pensa que o problema é apenas dos paulistas. Várias cidades em outros estados também já estão sob a situação de estresse hídrico e isso só tende a piorar. A água está acabando. Não se trata de uma previsão a longo prazo ou uma campanha de conscientização, a questão é que realmente está sendo e será difícil reabastecer todo o Brasil.

A falta de chuva ainda não afetou seriamente o abastecimento em Curitiba, porém ainda pode afetar se a população não se conscientizar, porque basicamente usamos a água para tudo. Ela é usada tanto para uso pessoal, quanto nas indústrias e na produção de uma variedade de produtos.

Segundo fontes, para produzir um carro de passeio, por exemplo, é gasto 14,8 mil litros de água.

Para produzir 1 kg de manteiga: 18 mil litros de água.

Para produzir um quilo de carne: 13.000 litros de água

Sem contar que dependemos muito da agricultura. Como cultivar os alimentos sem água?

Agora imagina o caos que seria na cidade se houvesse racionamento de água. Acabaria com a economia de Curitiba!

Já é hora de mudarmos, pequenas ações contribuem muito.  O simples fato de adotar o hábito de usar a vassoura e não a mangueira para limpar a calçada e o quintal, já é alguma coisa. A mangueira ligada por 15 minutos gasta cerca de 280 litros de água.

“De toda a água usada no mundo, cerca de 70% vão para a agricultura,22% ficam nas indústrias e só 8% seguem para o consumo humano. Nas plantações, mais de 60% do líquido utilizado na irrigação é desperdiçado em vazamentos, na evaporação ou na infiltração no subsolo. Com técnicas mais eficientes, a perda poderia ser reduzida em até 70%”

Reeducar o uso da água parece difícil, mas não é.  O fato é que as pessoas nunca pensam no que pode acontecer daqui pra frente, é necessário pensar no futuro, pensar em si próprio e também nos outros, que sofrem sem água enquanto nós a usamos com abundância . Se achar que é muito difícil diminuir o uso da água,  é só lembrar: ela acaba.